Make your own free website on Tripod.com

.Volta para Testes e/ou jogos de Memória

Teste sua memória on-line

 

Teste para estudo da  memória de curto prazo (operacional) quando a informação a  ser processada é uma seqüência de itens, neste caso, uma seqüência de números. O programa (appelet) que permite a realização desse experimento foi desenvolvido pelo Department of Psychology at the University of Essex.

Instruções: 

1. Dê início ao teste clicando no botão "start".

2.  No botão central do quadro  iniciar-se-á uma seqüência de 8 algarismos, enquanto eles vão aparecendo você deve reproduzi-los em voz alta.

3. Quando a seqüência terminar você deve clicar nos algarismos do quadro de sorte a reproduzir a seqüência que acabou de ser mostrada.

4. Quando você terminar de digitar os 8 algarismos  iniciar-se-á uma nova seqüência. Você deve repetir o procedimento indicado acima.  Ao todo serão apresentadas cinco seqüências.

5. Ao término das cinco seqüências ser-lhe-á indicado o gráfico referente ao seu desempenho; compare seu desempenho com o texto colocado no final desta página.

 

 

Resultados

A nossa capacidade de reter uma lista com mais de 7 itens é limitada. Se precisarmos lembrar de uma seqüência com mais de 7 itens, surge um efeito denominado curva serial de posição, ou seja, os primeiros e os últimos itens da  lista são lembrados com mais acuidade do que os itens intermediários. Observe no gráfico acima se esse efeito apareceu no seu teste.

A explicação mais comumente aceita para a ocorrência desse efeito é a interferência das informações (itens) precedentes sobre os itens intermediários, em outras palavras, os primeiros itens prejudicam a lembrança dos itens posteriores. Por outro lado, os últimos itens, apesar de sofrerem a interferência de informações anteriores, são mais facilmente lembrados pois se tratam de informações mais recentes, ou seja, lembramos com mais precisão as últimas informações que nos foram apresentadas.

Para explicações adicionais, leia o artigo indicado abaixo, que se define como um clássico sobre os limites da memória de curto prazo.

Miller, George A.  The magical number seven, plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63, 81-97, 1956.

 

E-mail

 

 

Volta para o início da Página