Make your own free website on Tripod.com

.

Volta para Home-page Memórias

Seu navegador não suporta esse dispositivo de som, entretanto você poderá continuar acessando essa página normalmente.

 

Grupo de Pesquisa História das Idéias Psicológicas da USP-RP orientados pela Professora Marina Massimi

Marina Massimi Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

mmarina@ffclrp.usp.br

 

Anderson Pereira (Iniciação Científica) – “A paixão da esperança nos sermões do Padre Antônio Vieira”.

André Barreto Prudente (Iniciação Científica) – “O anseio de além-mar: Motivações, emoções e temperamentos de aspirantes missionários jesuítas dos séculos XVI e XVII” (CNPq).

André Luis Masiero (Mestrado)“Eugenia e saberes psicológicos em São Paulo (1900-1940)” (Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profa. Dra. Marina Massimi. FAPESP). (Doutorado) – “Eugenia e psicologia racial: Os contextos paulista e carioca”.

Cristiano Roque Barreira (Iniciação Científica) – “As idéias psicológicas no caratê” (PIBIC-CNPq).

Cristina Aparecida Silva (Mestrado) – “História e memória de um hospital-dia” (CAPES).

Cristina Lhullier Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;  Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul;  Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de  São Paulo.

Mestrado: “As idéias psicológicas e o ensino de Psicologia nos cursos normais de Porto Alegre no período de 1920 a 1950” (Dissertação de Mestrado defendida no Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação do Prof. Dr. William Gomes. CNPq).

Doutorado: “As idéias psicológicas na faculdade de Medicina e na faculdade de Direito no estado do Rio Grande do Sul entre 1890 e 1950” (FAPESP).

Tema de pesquisa:
Meu principal interesse é a História da Psicologia no Brasil durante o primeiro período republicano (1889-1930) e a era Vargas (1930-1945). Entretanto, meu campo de investigação atual se restringe ao estado do Rio Grande do Sul, onde pesquiso as idéias psicológicas presentes na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Direito, isto é, que teorias e conceitos psicológicos eram difundidos naquelas faculdades durante o período histórico mencionado anteriormente. Também trabalho com a história das idéias psicológicas na Educação, em especial nos Cursos Normais, atuais cursos de magistério. E me interesso muito pela interface entre Psicologia, História e Literatura.

lhullierc@bol.combr

Gabriela Burali (Mestrado) – “História das idéias e das práticas psicossociais de assistência ao idoso numa instituição de Ribeirão Preto, no período de 1919 a 1970”.

Márcio Luis Fernandes (Mestrado) – “As bênçãos e práticas de exorcismo na primeira metade do século XX no curato de Cascalho”.

Michele Candiani Santos (Mestrado) – “A tristeza nos escritos freudianos (1914-1923)”.

Murilo Santos Mosqueta (Iniciação Científica) – “O mapeamento das paixões na obra de Gregório de Matos” (FAPESP).

Paulo José Carvalho da Silva (Mestrado) – “A tristeza na cultura luso-brasileira: Os sermões do Padre Antônio Vieira” (Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a orientação da Profa. Dra. Marina Massimi. FAPESP). (Doutorado) – “A medicina da alma nos sermões do Padre Antônio Vieira” (FAPESP).

Regiane Bonagura (Iniciação Científica) – “Os modelos de representação no teatro de Procópio Ferreira à luz da Psicologia de Massa”.

 

 

 

E-mail

 

 

Volta para o início da Página